Restauro de uma foto de 1894


Photoshop | Tutorial | fotodigitalbrasil

Adquira agora o seu acesso Premium MegaUpload, RapidShare & HotFile.
  Planos: 30 Dias | 60 Dias | 90 Dias | 180 Dias | 365 Dias




A foto original acima desse tutorial, conforme o título no cartão, “Bororos em Rio Verde de Goyaz. Severino Photographo”, é de 1894. Ela foi obtida no acervo digital da Biblioteca Nacional. O restauro foi feito apenas na foto propriamente dita como se pode observar, excluindo-se o cartão onde está fixada, mas temos alguns probleminhas para iniciar esse trabalho. Primeiro a foto está em 72 dpi, próprio para exibição na Internet. Normalmente para se realizar um restauro deve-se partir de um scan de no mínimo 200 dpi. Mas, mesmo assim, vamos em frente seguindo os passos. Lembrando que esse tutorial é indicado para usuários médios e avançados.
Photoshop – Sim, aqui está a nossa ferramenta básica e utilizamos o Photoshop CS4 da Adobe. Abrimos a foto original  e fizemos algumas alterações. No menu Image/Image Size alteramos o valor de Width para 6300 pixels e em resolution 200 pixels. No menu dropdown dessa janela colocamos a opção Bicubic Sharper (Best for reduction). Você pode estar se perguntando “Best for Reduction, mas eu estou ampliando a foto?”. Esse método é o que menos irá degradar a imagem na ampliação – pode confiar; Aliás esta técnica está no livro do mestre Scott Kelby ” Photoshop para fotógrafos digitais”.
Observando a foto ampliada - Nós saímos de 72 dpi para 200 dpi e a ampliação, por mais que este método seja ideal, revela algumas pixelações. Podemos observar também que o quadrante direito na foto está menos nítida e mais escura. Tudo isso precisaremos corrigir. A partir de agora como depende de foto e resolução não adianta utilizar uma fórmula mágica e infalível. Então foram utilizados os seguintes recursos:
  1. Primeira transformação visual: Menu Image>Ajustments>Black & White. Faça os ajustes necessários para obter o melhor contraste.
  2. Ajuste de Layer (camada) Levels – mantenha os 3 controles deslizantes dentro do espectro da imagem, sendo que o central deverá estar na melhor posição que favoreça uma boa visualização da imagem.
  3. Ajuste de Layer (camada) Curves – Faça um “S” deitado nas curvas com dois pontos de escolha observando a melhor resolução.
Reduzindo o tamanho – Após observar todas as modificações você poderá querer aumentar a nitidez com o Unsharp Mask. Como nossa imagem de origem partiu de 72 dpi eu não aconselho esta técnica. Mas, se você utilizar uma máscara e um pincel com menos de 40% de opacidade poderá fazer uma tentativa na base do acerto e erro. No caso dessa foto, por exemplo, ressaltar a coluna, as bolsas de palha, etc… Volte então no menu Image/Image Size e altere o valor de Width – no nosso caso alteramos para 1024 pixels com  Bicubic Sharper (Best for reduction). Como já foi dito, nesse caso o grande problema foi a resolução original, mas não deixa de se ter obtido um resultado razoável. Abaixo a imagem finalizada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário