Tire sombras e sobras com o Photoshop


Photoshop | Tutorial

Adquira agora o seu acesso Premium MegaUpload, RapidShare & HotFile.
Planos: 30 Dias | 60 Dias | 90 Dias | 180 Dias | 365 Dias



Confira como reduzir áreas escuras e remover de cena elementos indesejados com a ajuda do Photoshop

As sombras e os elementos desnecessários são os campeões na lista de problemas nas fotos amadoras. Ainda bem que há solução para essas falhas. A seguir, mostraremos como eliminar esses itens inoportunos, utilizando as ferramentas Correção e Carimbo, e veremos como atenuar uma área de sombra muito acentuada. O tutorial serve para as versões CS2, CS3 e CS4 do Photoshop.
Remoção simples

Em algumas fotos, como a bola de papel na imagem de exemplo, a maneira mais simples de eliminar um item que ficou a mais é usar a ferramenta Correção. Para editar a imagem, ativamos a ferramentaCorreção (Patch) e marcamos Origem (Source) na barra de opções. Feito isso, selecionamos a bola de papel e, com a ferramenta Correção ainda ativa, movermos a seleção para o lado esquerdo (detalhe), o que faz com que a bola de papel seja coberta por uma cópia do piso. Ao soltarmos o mouse, o programa completa a correção. Clicamos Ctrl para cancelar a seleção.

Remoção em vários passos

Para coisas que sobram em locais com vários detalhes, a ferramenta ideal é o Carimbo (Clone Stamp). Na foto ao lado, começamos a eliminar a sacola pela parte superior. Com um pincel grande, pressionamos a tecla Alt e clicamos na grama para copiar. Em seguida, clicamos na sacola para colar. Repetimos a operação várias vezes. Apagamos a parte inferior da sacola com a Correção (Patch), na opção Origem (Source). Selecionamos o objeto e o movemos para o lado de forma que a cópia do piso se encaixasse no lugar adequado. Cancelamos a seleção para concluir.

Redução de sombras 1

Dias de sol forte costumam provocar sombras terríveis. Principalmente em pessoas com boné, como neste exemplo. Nesse caso, podemos apenas atenuar o problema. Delimitamos a área sombreada com a ferramenta Seleção Rápida (Quick Selection) (no CS2, use outra ferramenta de seleção) e aplicamos o ajuste de brilho e contraste (Imagem Ajuste Brilho/Contraste, ou (Image > Adjustments > Brigtness/Contrast) no limite para não haver distorção de cor. Melhora um pouco, como é possível verificar no detalhe.

Redução de sombras 2

Na imagem no alto desta página, usamos um recurso melhor que o de brilho. Acionamos o menuImagem Ajustes Sombra/Realce (Image > Adjustments > Shadows/Highlights). A caixa de controle já abre reduzindo as sombras em 50% e transformando a foto numa imagem aproveitável.

NÃO SE ESQUEÇA DO FLASH


O que funciona mesmo contra sombra dura é fotografar corretamente. Veja esta outra foto do mesmo lugar. A área sombreada está mais clara porque foi tirada com flash. Na próxima vez em que for tirar fotos na praia, lembre-se do flash.

Nenhum comentário:

Postar um comentário